Páscoa (uma perspectiva cômica)


Domingo é dia de Páscoa!!! E o que isso significa?? Cho-co-la-te-!-!-! Mas o que é a Páscoa? Vamos ao momento Wikipédia:
A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mas o que domina a data é aquela pasta alimentar, feita de cacau, açúcar e várias substâncias aromáticas em formato de célula diplóide de origem avícola (WTF?!), ou seja, Ovo de Páscoa.

Os ovos de chocolate viram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje.

Pelo menos na minha infância era assim, você acorda e repara uma trilha de pegadas brancas em forma de pata de coelho que seguiam da sua cama até onde os tão esperados ovos de páscoa estavam escondidos... Mas antes de tudo, vamos comprar os ovos!!!

Indo às compras: visualiza, supermercado/loja-de-departamento/qualquer-birosca-que-venda-os-ovos-de-páscoa vai estar com a decoração pascoal e, é claro, entupida de gente! O tempo que falta para Páscoa é inversamente proporcional a lotação e quantidade e qualidades dos ovos. Lembro-me do ano passado quando fui comprar os ovos na véspera (imagine: "fuuuuu-") na Lojas Americanas numa loja de departamento. A fila ia do caixa (dahn?!), ia até o final da loja, voltava para próximo aos caixas, voltava para o fim de loja, voltava para próximo aos caixas e terminava no meio da loja (juro!!!). Lembro que o ovo do Botafogo tinha aos montes e o do flamengo, vasco e fluminense já tinham esgotado (tirem suas próprias comclusões). Uma coisa que me deixa super chateado e considero falta de educação e valores é essas pessoas que pegam os ovos quebrados e comem, como se fosse natural e correto (pelo menos não fui educado assim). Você conseguir achar os ovos de sua lista é comparável a uma guerra de paintball, a diferença é que não se usa armas (geralmente... kkk). É um cenário surreal. Congratulo que consegue achar todos os ovos de sua lista, estando esses inteiros, não ter precisado se digladiar, não ter sido ofendido e não ter recebido um olhar seca-pimenteira. Mas a fila gigantesca é inevitável...

Ovos de Páscoa: De onde tiram a ideia de fazer um ovo de páscoa que não tem formato de ovo??? Ovos com brinquedo: pouco chocolate, uma porcariazinha de plástico e mais caro que um ovo, por exemplo, de 70% de cacau. Não vou falar sobre os demais ovos pois vou querer atacar os chocolates antes do tempo...

Esconder os ovos: Procure botar em locais simples. Nada de dentro de um sapato, da lixeira, da caixa d'água... Se as crianças forem pequenas, até uns 6-8 anos, acho lúdico fazer a trilha de pegadas do coelho.

Lembrem que a Páscoa a cima de tudo é uma festa cristã. Respeitem os preceitos, manerem no chocolate e divirtam-se!


Creative Commons LicenseA presente obra encontra-se licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Serotonérgico