Forró

{2DBF6475-62D1-40C4-BD88-E612250A4FA3}_forró
Domingão, dia das mães, fui almoçar no forró com a minha família. Muito legal. Mas, em um determinado momento, minha mãe disse: "Você não vai escrever isso no seu blog, né?!" Imagina... ia perder uma oportunidade dessas? Mas afoguetado que nordestino sobre o lombo de burro com caganeira... chega mais uma perspectiva suspeita e sinuosa sobre o cotidiano, fertilizada na mente doentia de quem vos escreve (Eu! Chapolin Colorado!).
Pra quem ainda não sabe, eu sou carioca. Mas moro na baixada fluminense. Na cidade do Rio possui a Feira dos Paraíbas, um dos maiores resgates da cultura nordestina. E Duque de Caxias, onde moro, é um dos munícipios fluminenses com maior herança nordestina, e aqui possui o Forró na Feira (palco do nosso texto). Então vamos começar!
A um quilometro de distância já dá para ouvir aquela música arretada. A formação musical é simples. Um cara com sotaque arretado cantando músicas características, um candango no acordeom e um manolo no triângulo. Esse instrumento, o triângulo, é fascinante. Visualiza, o nome é alto explicativo; um dos vértices é aberto; e é só batucar com um palito metálico que você é um músico! Claro, vai ter várias pessoas me xingando. Os mais educados vão me chamar de ignorante. Que tem que ter técnica aprimorada por anos, onde cada posição e intensidade produz um timbre diferente e bla-bla-blá…
Que bonitinho todas as famílias e pessoas reunidas sentadinhas as mesas comendo e ouvindo música. Carne-de-sol com aipim frito, espetinho de queijo coalho, salsichão na brasa, … humm, delícia! Uma culinária modesta porém diversificada e deliciosa. Não vou reclamar de nada dela nem apontar minha perspectiva… Apenas na hora de ir embora, depois de saciado, quando avisto aquelas peças inteiras de carne, penduradas nas barracas, ao ar livre e expostas ao sol. Fecho os olhos e mentalizo que confio em meu sistema imunológico, aí no nutricionista dentro de mim faz vista grossa para o controle sanitário.
Agora o forró em sí, a dança que se dança encoxando, não vou falar mesmo (mas se alguma leitora quiser tirar a prova se sou um forrozeiro, é só marcar ).


Creative Commons LicenseA presente obra encontra-se licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Serotonérgico