Carnaval (uma perspectiva cômica dos desfiles no Sambódromo)

Carnaval, no Rio, é na Sapucaí! Desfile das escolas de Samba divido em duas noites, domingo e segunda, vai até o reto da madrugada... Vamos aos pontos bizarros, as perspectivas estranhas, os comentários sagazes, a óptica hilária que envolve esse momento máááravilhosuo!



A primeira coisa a observar é o nome do samba-enredo. Alguns não é apenas um título, é uma redação de vestibular com introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e um conclusão grande. Outros são abrangentes como "Inapaiê, o encontro mágico de Duque de Caxias e Monteiro Lobato no Pantanal matogrossense do 3º milênio." (Samba-enredo de uma esquete do espetáculo "Notícias Populares" da Cia de Comédia Melhores do Mundo). É certo do tema ser indígina, afro, falar de água, falar da terra ou algum tema já utilizado em outro carnaval (povinho sem criatividade...).

A eloquencia dos carnavalesco é na hora das fantasias. Como eles afirmam que aquele monte de pano colado com pedrinhas brilhantes e isopor tem todo um fundamento científico, eu não sei. Mas aquela porra prateada com ums troços esquisitos pendurados não se parece com um roteador. Nunca passaria essa resposta pela minha cabeça, o máximo seria "é uma mamona prateada?!". E ainda tem aquelas fantasias que pesam mais de cinquenta quilos, pra quê?

Eu gosto é de ver os carros alegóricos (esses sim dá pra entender o seus nomes). São criativos, com um bando de mulher "pelada" sambando em cima, um bando de homens da comunidade empurrando o carro, umas esculturas gigantes que se mechem e o carro balançando pra caralho parecendo que também está sambando.

Bateria é um espetáculo a parte. Ela vem no centro do do desfile, chega no meio da avenida e se esconde num bequinho (?!). Mas isso é para quando passar o todo desfile, ela seguir no final (?!). É tipo "diga onde você vai que eu vou varrendo", é isso?? Mas o mais legal é aquilo que o Leandro Hassun indaga: "'O sonho era navegar! Na-ve-gar-!' O interprete pensa que eu sou surdo ou tenho algum retardo mental? Pra que repetir e pausadamente: 'Na-ve-gar-!'?" #LOL

Na universidade onde estudo possui o curso Design de Carnaval. É a coisa mais bizarra que eu já vi (juro!). Teve uma vez, quando eu ainda estava no primeiro periodo, eu cheguei pela entrada principal. Era sete e alguma coisa, eu ainda estava com sono e tinha chovido de madrugada. Foi aí que me deparei com a situação mais estranha da minha vida. Todas as árvores estavam cobertas com panos branco e perto de cada uma havia uma plaquinha infomativa. Eram intituladas como "Mula-sem-cabeça", "Saci-pererê", "Curupira", ... (Verdade!!!) e no rodapé tinha escrito: "Design de Carnaval". Até hoje não entendi que merda o que era aquilo. Nem procuro imaginar como eles enchergavam figuras folclóricas nas árvores "mumificadas"...

Well folks, esse foi a minha perspectiva cômica do carnaval.. Esse texto marca o 150º post do Serotonérgico!!! Obrigado pelas visítas e a escolha deste blog na sua blogroll, :D

Creative Commons LicenseA presente obra encontra-se licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Serotonérgico